Acesso direto ao conteúdo

você está aqui: Home  → Agenda Livre

Linux na linha de comando não é para os fracos de coração

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 14 de Agosto de 2019

Outro dia eu estava assistindo pela centésima vez o filme Matrix Reloaded. No final do filme tem uma cena em que a Trinity desliga o grid de energia elétrica da cidade. Para isto ela possivelmente usa uma máquina com GNU/Linux e a linha de comando.

Em uma série mais recente, Mr. ROBOT, o personagem principal, Eliott Alderson, usa LinuxMint, Kali Linux, e tudo na linha de comando.

Eu fico pensando se daria para fazer tudo que eles fazem nos filmes com uma interface gráfica, empurrando o mouse de um lado para o outro. É claro que não, né? Como diz sempre o Julio Neves, administrador que só usa interface gráfica não faz o que quer, faz o que a interface permite.

Por exemplo, mandar email para milhares de pessoas com apenas algumas linhas de código:

IFS=":"
while read nome email
do
/usr/sbin/sendmail $email << EOF
Subject: [Dicas-L] Um comunicado importante
From: Rubens Queiroz
To: $nome <$email>

Olá $nome,

Queria te dar as boas vindas à nossa empresa.
Desejamos a você muito sucesso.
Atenciosamente,

O PRESIDENTE
EOF
done < lista-de-destinatarios.txt

Você pode especificar neste script quantos destinatários quiser, fazer substituição de variáveis, como no exemplo, e praticamente usar qualquer comando do Linux dentro do script, para inserção de informações.

Muitos anos atrás eu escrevi um livro chamado As palavras mais comuns da língua inglesa. Este livro foi escrito para ajudar profissionais de TIC a desenvolver a habilidade da leitura e eu descobri que conhecendo cerca de 250 palavras já era possível entender razoavelmente textos técnicos. Eu descobri quais eram as palavras mais comuns por meio de um shell script que não tinha mais do que 10 linhas. O grande segredo foi a combinação em uma linha de 7 programas. Eu juntei milhares de livros do projeto Gutemberg em um único arquivo, depois usei um programa para colocar uma palavra por linha, em seguida converti todos os caracteres para minúsculas, ordenei o resultado, removi as duplicatas contando as ocorrências, ordenei de forma reversa de forma numérica e gravei o resultado em um outro arquivo. Bastou apenas conhecer bem alguns comandos, o que eles faziam e combinar os resultados. E não foi só isto, a formatação do livro também foi feita com scripts e o software LaTeX de editoração eletrônica.

Fica até difícil esconder a empolgação com as possibilidades da programação shell Linux, dá para fazer tanta coisa e muito disto eu documentei nos artigos escritos em 22 anos da Dicas-L. E é isto que queremos mostrar para você em nosso curso sobre Programação Shell Linux, compartilhar com você um conhecimento que vai fazer uma enorme diferença na sua carreira e na sua produtividade (e no seu bolso, é claro).

O curso começa no dia 20 de agosto e tudo é demonstrado através da linha de comandos, que é onde o poder verdadeiro se encontra. No curso nós te levamos do muito básico, como a declaração de variáveis, até o muito avançado, como named pipes e paralelismo.

E tem mais, ao se inscrever no curso de programação shell, você recebe gratuitamente o curso sobre Expressões Regulares, que é um requisito fundamental para programar bem, e o Workshop Programação Shell Linux, que contém dezenas de exemplos práticos muito bem explicados. Três por um 😊

E finalmente, no curso Programação Shell Linux você recebe uma pontuação por cada atividade que completar. Aqueles que atingirem uma pontuação pré-definida terão a opção de escolher gratuitamente qualquer um dos outros cursos de nosso catálogo. São eles:

  1. Zenity
  2. Dialog
  3. Linux: Dicas e Truques

Atingir esta pontuação é muito fácil, basta fazer a leitura dos textos, fazer os exercícios e assistir as aulas online, só isso. Ainda tem outras atividades que são pontuadas, como participar dos fóruns, ajudar os demais alunos, etc, mas isto fica como um extra, os pontos são apenas uma forma que idealizamos para que você consiga medir o seu progresso e aprenda, que é o nosso objetivo maior. Na prática então é quatro por um. Melhor ainda, não? 😉

Então, vamos mudar de vida? Corre lá para conhecer mais sobre o nosso curso e fazer sua inscrição!

Quero saber mais!

Dúvidas? Escreve para a gente ou então mande um Zap para nós.

Um forte abraço,

Julio Cezar Neves Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Programação de eventos

[2016] [2015] [2014] [ 2013] [2012] [2011] [2010] [ 2009] [2008]