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As 7 ferramentas essenciais para usar o Twitter em Marketing
Colaboração: Cláudio Torres
Data de Publicação: 20 de Setembro de 2009
O Twitter tem ganho espaço no Brasil, e nas conversas nas mídias e redes
sociais. Mas para usar o Twitter com eficiência, principalmente se você
pretende um uso profissional, empresarial ou para marketing digital em sua
empresa, você tem que conhecer ferramentas que complementar o Twitter e ajudam
a usar melhor esta ferramenta de comunicação on-line, que invade a Internet.
O Twitter, como muitos sites de mídias sociais, permite agregar aplicações
de terceiros, através da API do Twitter. Assim outras empresas podem
desenvolver software para o Twitter e criar aplicações adicionais para a
ferramenta. Muitas empresas ao redor do mundo tem criado ferramentas úteis,
que você pode utilizar para seu uso pessoal, empresarial, corporativo, ou
até para o gerenciamento de marca e publicidade de algum cliente. Seja você
uma empresa, um advogado, um médico, um engenheiro, um empresário, um músico,
ou até mesmo um diretor ou gerente de marketing ou marca, você vai achar as
7 ferramentas que separei para você.
- Para usar o Twitter : Embora você possa usar o seu navegador para acessar
o Twitter, existem duas ferramentas que servem para você acessar o Twitter,
com a tecnologia Adobe Air, diretamente do seu computador : o Twhirl e o
TweetDeck. Para quem usa o navegador Firefox, há um plugin chamado Twitbin. São
gratuitos e você baixa e instala no seu computador, e pode usar o Twitter
de uma forma mais eficiente, visualizando ao mesmo tempo os tuits que você
segue, as pessoas que respondem a você, ver perfis, e mensagens diretas,
sem ter que mudar de página como no navegador.
- Para pesquisar no Twitter : Use o Tweetscan, Twitdir ou o Twitter Search
para pesquisar e saber o que estão falando de você, da sua marca, ou de um
tópico de seu interesse. Por exemplo, posso pesquisar o que estão falando
do meu livro no Twitter digitando "Bíblia do Marketing Digital".
- Para seguir conversas no Twitter : O Friendfeed permite concentrar todo o
conteúdo disponível em RSS em uma única página. A aplicação também permite
que se responda diretamente, sem a necessidade de navegar pelo Twitter.
- Para criar discussões e promoções : Também chamados de hashtags, o uso do
símbolo # antes da palavra, permite acompanhar um tema que você ou outro
usuário criou. Seu uso permite uma série de aplicações complementares ao
Twitter, como explicado em meu artigo "O que é o Twitter e como funciona".
- Para usar o Twitter localmente : Se você está interessado em uma região
específica, por exemplo o local onde mora, o Twitterlocal filtra os tuits
baseado no perfil do usuário e seu local de origem. Para negócios localizados,
como lojas e restaurantes, é a aplicação ideal.
- Para seguir o Twitter com Alertas: Muitas vezes conversas que começam no
Twitter acabam indo para os blogs e outras redes sociais. Para acompanhar
isso você pode usar o Google Alerts com o seu Twitter, como @publicidadeweb
ou publicidadeweb. Assim o Google irá enviar para seu e-mail atualizações
periódicas sobre as referencias a seus tuits na rede.
- Para integrar o Twitter com outras mídias : Existem duas ferramentas
importantes para integrar o Twitter com outras mídias. O TwitPic é uma
ferramenta que permite que você tuite fotos. Seus seguidores vêem a descrição
e o link para a foto. Já o Tinyurl é uma ferramenta que permite transformar
URLs grandes, em pequenos links, que aparecem no Twitter, economizando os
escassos 140 caracteres.
Estas aplicações são as básicas que eu recomendo, mas estou produzindo outro
posts com mais de 60 aplicações para o Twitter. No final estas aplicações
todas servem para aumentar a eficiência do uso do Twitter, para você ou para
seu negócio.
Cláudio Torres é graduado em Engenheira Eletrônica pelo ITA, tem Mestrado em Sistemas pela USP, e fez pós-graduação em Marketing na Suécia. Atua como consultor e palestrante em marketing digital e mídias sociais, e desenvolve campanhas publicitárias na internet para várias agências de publicidade. É editor de vários blogs e portais, como o www.claudiotorres.com.br e o www.enochatos.com.br. É sócio de diversos projetos na internet como a www.infobot.com.br, empresa de consultoria em marketing digital, o www.postexpress.com.br, plataforma de monitoramento de mídias e redes sociais, e o www.brichos.com.br, portal de entretenimento infantil da marca Brichos. Lançou recentemente, pela editora Novatec o livro A Bíblia do Marketing Digital.
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