De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Emacs - Inserção de resultado de comandos dentro do texto

Colaboração: Silvio Bandeira

Data de Publicação: 18 de Abril de 2007

Como visto com o "vim", o Emacs possui dois recursos para fazer o mesmo. O comando shell-command ("M-x shell-command", ou usando teclas de atalho M-!, onde M=ESC) normalmente espera que você digite um comando e apenas executa mostrando sua saida.

Se usarmos um argumento numérico de qualquer valor, a saída do comando é inserida no lugar onde está o cursor, colocando uma marca (invisível) no final desta saída, formando uma região entre o cursor e a marca.

O argumento numerico pode ser passado com o prefixo "C-u [numero]", onde o C-u indica a tecla Control pressionada simultaneamente com a tecla "u". O número é opcional, e caso não seja digitado assume o valor 4.

Outra maneira de executar um comando é usar o shell-command-on-region (tecla de atalho: M-|). Este, além de executar o comando, utiliza o texto dentro da região como argumentos de entrada (como se houvesse digitado na linha de comando). Mais uma vez, utilize um argumento numérico para inserir a saída no texto. Porém, desta vez, a saída do comando substitui a região.

Error: No site found with the domain 's2.dicas-l.com.br' (Learn more)