De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Fazendo o Rhythmbox reconhecer o MP3 Player

Colaboração: Rogerio Acquadro

Data de Publicação: 08 de Setembro de 2009

Tenho um daqueles MP3 Player simples, conhecidos como S1MP3. Gosto muito pela simplicidade do sistema e discrição do aparelho, além de usar uma pilha palito que pode ser recarregável. Muito prático e conveniente.

Recentemente, reuni forças e resolvi organizar minhas música. Para isso, usei o Rhythmbox, software padrão do Gnome e do Ubuntu. Já tinha tido boas recomendações do software e resolvi testar. Entretanto, o Rhythmbox não reconhecia o player e sequer o listava na listagem de dispositivos. Apenas para testar e comparar, o iPod de minha esposa doi imediatamente reconhecido.

O problema estava no fato do Ubuntu não reconhecer o meu player como um MP3 Player, mas como um pendrive comum. E por isso, o Rhythmbox não o listava na listagem de dispositivos plugados.

A solução é forçar o reconhecimento do dispositivo como um player, criando um arquivo de identificação em sua raíz. Para isso, abra um terminal e digite os seguintes comandos:

  cd /media/player
  touch .is_audio_player

Troque "/media/player" pelo caminho do ponto de montagem de seu player.

Essa dica pode funcionar não apenas para casos como o meu (em que o player não é reconhecido como tal), mas também para pendrives comuns que você deseja que sejam listados no Rhythmbox. Modelos mais modernos de rádios para carro tem entrada USB plugar qualquer pendrive. Dessa maneira, você pode usar o Rhythmbox para organizar suas músicas em seu pendrive ou cartão de memória.

Rogerio Acquadro trabalha com software livre desde 1996 e é sócio da (PC)² Consultoria (http://www.pc2consultoria.com)
Error: No site found with the domain 's2.dicas-l.com.br' (Learn more)