De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Gerenciamento de Partições em sistemas GNU Linux

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 03 de Maio de 2001

Existem diversos utilitários para gerenciamento de partições em sistemas GNU/Linux. Os mais tradicionais são, pela ordem, os comandos fdisk, cfdisk e sfdisk.

De todos estes, o que eu achei mais inteligente e fácil de trabalhar foi o cfdisk. A interface deste aplicativo é, na minha opinião, a melhor das três. Muito fácil de usar e bastante intuitiva.

Já o sfdisk é mais inteligente. Para começar, ao ser invocado sobre um disco com partições ativas e em uso, ele me alertou que isto não é uma boa idéia e me aconselhou a desmontar os discos e desligar as partições de swap ativas. Muito sábio.

Mas para que eu fiz isto? Estou instalando em meu computador o sistema de arquivo reiserfs. Fiquei cansado das intermináveis verificações que o comando fsck faz sobre partições ext2 quando de uma queda do sistema (queda por falta de energia, vamos deixar claro :-)

O sistema de arquivos reiserfs mantem um log das transações efetuadas em disco. Este log é gravado em disco e quando de quedas o log sempre nos fornece uma posição consistente do disco, ao contrário de sistemas ext2, onde esta informação reside na memória e se perde quando ocorrem quedas. Daí a partição pode ficar em uma situação inconsistente, com blocos de dados perdidos, e outros problemas.

Estou migrando gradativamente os sistemas de arquivos de meu sistema o tipo reiserfs. O primeiro a mudar foi a partição /home.

Depois eu conto mais ....

Error: No site found with the domain 's2.dicas-l.com.br' (Learn more)