De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Gravando tudo que rola no terminal com o comando script

Colaboração: José Messias Alves da Silva

Data de Publicação: 18 de fevereiro de 2008

Esta dica é útil para que está instalando algum programa a partir do fonte (sources) e todos as mensagens de erros rolam na tela, sem proporcionar a possibilidade de verificar tais erros. Pode ser útil para diversos outros fins que necessitam de manter um controle maior sobre a exibição da tela.

O Linux oferece um podereso comando chamado script, cuja finalidade é armazenar em log tudo que rola na tela.

Ele possui apenas um único parâmetro que é o nome do arquivo em que ele guardará todas as mensagens. Uma vez que o comando é executado, pode-se continuar a realizar as atividades, como compilar ou rodar um programa e tudo que for exibido na tela será gravado no arquivo. Para finalizar a gravação do log, digita-se exit e o comando script é concluído.

 $ script meu_log
Script iniciado, o arquivo é meu_log
$ ls -lha
$ ps aux
$ free -m
$ cat 20080217.txt
$ exit
Script concluído, o arquivo é meu_log

No exemplo dado, a princípio, inicia-se o comando script juntamente com o nome do arquivo a gravar o log (meu_log). Logo após, tudo que for digitado e exibido na tela do terminal é armazendo no arquivo. Ao digitar exit, o script é finalizado, sendo então possível ver o conteúdo do arquivo, com os comandos e suas respectivas saídas.

À primeira vista o comando script pode ser simples e sem muita aplicabilidade, mas permite gravar a saída de qualquer comando Linux e, com certeza, haverá uma situação que lhe será interessante.

Error: No site found with the domain 's2.dicas-l.com.br' (Learn more)