De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Iniciativa Brasil.IO precisa de voluntários

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 27 de novembro de 2020

Como sabemos, existe no Brasil a lei 12.257/2011, chamada Lei de Acesso a Informação Pública, que regula o acesso a dados e informações detidas pelo governo.

O problema é que os dados são abertos, o problema é encontrar a informação e apresentá-la em um formato que seja compreensível aos interessados.

O programador e analista de dados Álvaro Justen, com a ajuda de voluntários, mantém o portal Brasil.IO, que faz exatamente isto, coleta os dados e os apresenta de uma maneira mais amigável.

Também na crise do COVID-19, o portal Brasil.IO tomou a frente. Indignado com o fato de que os dados divulgado por fontes oficiais não apresentavam um consolidado por municípios, Álvaro decidiu ir a luta e com a ajuda de voluntários realizaram a tabulação diária dos registros de COVID-19 dos municípios brasileiros, seguindo uma metodologia padrão.

Mas um trabalho desta magnitude requer muito trabalho e também incorre em custos crescentes. A estimativa é que o custo mensal de manutenção da plataforma esteja por volta de 20.000 reais.

Você pode apoiar este projeto com qualquer valor. Existe uma campanha de crowdfunding no portal Apoia.se.

Se você tem algumas horas disponíveis e puder ajudar o projeto com seu trabalho, estará fazendo um bem enorme ao Brasil e aos seus cidadãos. Como você poderá ver, o portal Brasil.IO não tabula apenas os dados da COVID-19, o trabalho é bem mais amplo.

No portal Apoia.se você encontra uma descrição bem detalhada do projeto e seus objetivos e também como você poderá colaborar.

Referências

Error: No site found with the domain 's2.dicas-l.com.br' (Learn more)