De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Logando atividades realizadas no shell

Colaboração: José Morelli Neto

Data de Publicação: 30 de Novembro de 2005

Algum tempo atrás, precisei registrar todos os comandos que fossem executados e suas respectivas saídas em um arquivo texto para efeito de documentação de um procedimento que estava sendo efetuado. Após algumas pesquisas, descobri um utilitário que acompanha o Linux: o script.

Para iniciar o processo de loging utilize o comando:

  [root@localhost root]# script
  Script started, file is typescript
  [root@localhost root]#

Ao iniciá-lo, todos os comandos executados e seus resultados serão armazenados em um arquivo no diretório corrente chamado `typescript`. Para encerrar o processo de loging basta executar o comando `exit`, `logout` ou pressionar as teclas `control-d`.

É possível direcionar a saída para outro arquivo bastando apenas iniciar o comando passando como parâmetro o nome do arquivo:

  [root@localhost root]# script ~/comandos.log

Algumas das opções disponíveis:

  • -a: Adiciona conteúdo do novo processo de loging ao final do arquivo existente;
  • -f: Efetua a gravação das mensagens logo após sua apresentação no terminal (Ideal para efetuar acompanhamento de comandos executados por outra pessoa remotamente; uma executa o comando `# script -f /tmp/acompanhamento` e a outra utiliza o comando `# tail -f /tmp/ acompanhamento`);
  • -q: Modo silencioso (não exibe mensagens sobre a execução do script).

Para mais informações, consulte a manpage.

Error: No site found with the domain 's2.dicas-l.com.br' (Learn more)