De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Oneko - Companhia para o desktop

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 02 de outubro de 2012

O aplicativo oneko cria a imagem de um gato, que fica correndo atrás do cursor no ambiente desktop de sistemas GNU/Linux. Este aplicativo é bastante antigo, tendo sido desenvolvido originalmente para o computador NEC PC-9801. Mais tarde foi portado como um acessório para o desktop do Macintosh, em 1989, por Kenji Gotoh, seguida por uma versão para o ambiente X desenvolvida por Masayuki Koba (Fonte: Wikipedia.

Para instalar em sistemas com Debian GNU/Linux ou derivados (Ubuntu, Linux Mint, e outros), emita o comando:

  apt-get install oneko

Para ativar o programa, digite:

  /usr/games/oneko

A não ser que o diretório /usr/games/ esteja definido na variável de ambiente PATH, você precisa fornecer o caminho completo.

Mas são várias opções. Por padrão, a imagem que fica caçando o cursor pela tela é a do gato. Mas existem outras opções de imagens: neko (default), tora, dog, sakura e tomoyo. Eu prefiro mesmo a imagem do gato (neko).

Para usar o personagem tora, que é um gato com listras parecidas com as de um tigre:

  $ /usr/games/oneko -tora

Ou então, para usar um cão no lugar do gato:

  $ /usr/games/oneko -dog

A outra opção que eu gosto, é -tofocus, que faz com que o gato fique correndo na aba de título da janela que você estiver utilizando. Assim não fica tão invasivo.

Error: No site found with the domain 's2.dicas-l.com.br' (Learn more)