De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Scrot - Captura de Telas

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 30 de Maio de 2004

Um software muito conveniente para captura de telas, que funciona diretamente da linha de comando é o scrot. O nome é meio estranho mas significa algo na linha de Screen Capture.

Um exemplo:


  scrot -d 1 -s -t 20 konsole.png

Neste exemplo, o software irá esperar um segundo antes de fazer qualquer coisa (-d 1), poderei selecionar uma janela ou partes dela (-s) e será gerada uma imagem reduzida, um thumbnail, cujo tamanho é 20% da imagem original (-t 20). Para este exemplo foram gerados dois arquivos, konsole.png e konsole-thumb.png.

O software oferece muito mais recursos. É fantástico, simples de usar e poderoso.

Eu instalei diretamente como um pacote do Debian:

  apt-get install scrot

A home page deste projeto e de muitas outras coisas boas fica em http://www.linuxbrit.co.uk/downloads/

Comparativo entre sistemas de Arquivos

Colaboração: Bruno Bellantuono, Webmaster - Linuxtemple

Fiz a tradução de um execelente artigo publicado pela Linux Gazette, que faz a comparação de diversos filesystems utilizados por Linux. A comparação não foi feita como usualmente são feitos esses tipos de testes (utilizando-se programas para benchmarking) mas sim executando-se tarefas possíveis do dia a dia. Os sitemas de arquivos comparados são o EXT2, EXT3, XFS, JFS e ReiserFS. O desempenho final é surpreendente considerando-se a popularidade do EXT3. O artigo traduzido para o português pode ser lido no endereço:

http://www.linuxtemple.com/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=40

O original em inglês encontra-se em:

http://linuxgazette.net/102/piszcz.html

Error: No site found with the domain 's2.dicas-l.com.br' (Learn more)