De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Zip/Unzip em Java

Colaboração: Carlos Tosin

Data de Publicação: 11 de Dezembro de 2009

A compactação de dados está amplamente presente em sistemas, serviços e aplicativos. Quem nunca precisou compactar arquivos para mandar para alguém, ou então compactar dados para trafegarem pela rede?

Neste tópico apresentarei uma maneira fácil para compactar e descompactar arquivos no formato ZIP utilizando Java. Java possui suporte a arquivos ZIP, logo não é necessário utilizar nenhuma API extra. As classes estão localizadas dentro do pacote java.util.zip. As classes principais desse pacote são: ZipEntry, ZipFile, ZipInputStream e ZipOutputStream. Para demonstrar como a compactação e descompactação funcionam, vou mostrar a criação de uma classe com dois métodos: zip() e unzip(). Todo o "trabalho sujo" fica por conta da classe. O código-fonte pode ser visualizado no final deste tutorial.

Vamos começar pelo método zip(). O método zip() recebe dois parâmetros: o primeiro é a lista de arquivos a serem zipados; e o segundo é o arquivo ZIP que será gerado. O código deste método é bastante simples porque toda a lógica de compactação se encontra no método zipFiles().

O método zipFiles() é reponsável por iterar sobre a lista de arquivos e adicioná-los ao arquivo ZIP de saída. Esta tarefa seria simples, mas às vezes queremos compactar não apenas arquivos, mas também estruturas de diretórios dentro do nosso arquivo ZIP. E para manter essa estrutura de diretórios de forma correta, devemos programar este comportamento manualmente.

Observe que, caso uma das entradas que deve aparecer no arquivo ZIP seja um diretório, o método zipFiles() é chamado recursivamente, passando como parâmetro a lista de arquivos do diretório. Esta abordagem possibilita que o método processe todos os arquivos de cada diretório, de uma forma semelhante à busca em profundidade que aprendemos nas aulas de Estruturas de Dados. Junto com a lista de arquivos, também é fornecida uma pilha com os nomes dos diretórios onde o arquivo se encontra. Essa informação é utilizada na reconstrução do caminho do arquivo dentro do arquivo ZIP.

Já para descompactar, temos o método unzip(). O método unzip() recebe dois parâmetros: o arquivo ZIP a ser descompactado e um diretório para a descompactação. No caso da descompactação é feito o caminho inverso da compactação. Cada entrada do arquivo ZIP é lida e gravada no sistema de arquivos. Caso a entrada seja um diretório, a estrutura de diretórios deve primeiramente ser criada e só então o arquivo deve ser descompactado (o Java não cria os diretórios automaticamente, ficando a cargo do programador garantir a criação dos diretórios necessários).

Esses dois métodos representam uma solução básica e bem completa para compactar e descompactar arquivos. Recomendo que você inclua esta funcionalidade em um componente, a fim de que possa ser usado em diferentes projetos.

Download do código fonte do programa

Carlos Tosin é instrutor oficial do Curso On-Line de Fundamentos de Java (assista uma vídeo-aula grátis) da Softblue, formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos para Computador pela Universidade Positivo e Mestre em Informática na área de Sistemas Distribuídos, também pela PUC-PR. Trabalha profissionalmente com Java há 7 anos e possui 4 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas para a IBM dos Estados Unidos, utilizados a nível mundial. Atua há mais de 2 anos com cursos e treinamentos de profissionais em grandes empresas. Possui as certificações da Sun SCJP, SCJD, SCWCD, SCBCD, SCEA, IBM SOA e ITIL Foundation.
Error: No site found with the domain 's2.dicas-l.com.br' (Learn more)