Dicas para Apresentações Rubens Queiroz de Almeida, queiroz@unicamp.br %%date = A Preparação = == Falar em Público == - Um dos maiores medos do ser humano - Medo de errar, do ridículo - Para evitar o medo, conheça bem o assunto e pratique, pratique, pratique == Organização das Idéias == - Sobre o que vou falar? - Para quem? - Com qual objetivo? - Qual será a abordagem utilizada? - Conclusão: aonde quero chegar? == Apresentação Pessoal == - Nós não temos uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão - Use sempre roupas adequadas ao ambiente onde está se apresentando. Seja discreto e sóbrio. - Use roupas limpas, bem passadas, botões bem pregados, bainhas bem feitas e sem vestígios de puídos, manchas, pelos, etc. - Prefira tecidos que não amassem - Não abuse das cores, roupas xadrez, listadas, etc. - Use no máximo duas cores == O Material Didático == - Coloque um título em cada tela - Use fontes grandes e estilos e cores diferentes para os títulos - Não use muitas cores ou fontes - Prefira uma única fonte com tamanhos e cores diferentes - Todas as transparências devem ser simples e independentes - Não coloque mais de seis itens em uma transparência - As transparências são apenas um guia para orientar as idéias e nunca o foco principal da apresentação - Não exagere no número de transparências. Ninguém está interessado em ver alguém lendo transparências o tempo inteiro - Use gráficos de pizza para mostrar comparações - Use gráficos de linha para indicar tendências - Use gráficos de barra para ambos - Ordene os tópicos por ordem de importância, o mais importante primeiro - Para maior impacto combine som, imagem e movimento - Use e abuse de espaço em branco na tela - Faça um ensaio antes - Complemente com as informações que faltarem == Conheça sua platéia == - Quem são eles? Quantos serão? - O que eles sabem sobre o assunto? - Idade, sexo, educação - Por que eles estão aqui? Como chegaram até você? - Onde devo ficar? Será que todos me ouvem e enxergam? - O que eles precisam? O que eu preciso? - Que necessidades específicas eu devo tratar? - O que os ouvintes esperam aprender ou ouvir de mim? = A Apresentação = == O Bom Comunicador == O bom comunicador é aquele que, além de compartilhar informação, sabe motivar e envolver seus interlocutores == Eficiência do Professor == O teste mais importante da eficiência de um professor é o desempenho de seus alunos **Bruce Wilkinson** == Ao começar == - No início de sua palestra, oriente seus alunos sobre detalhes como localização do toalete, tempo da palestra, horário e duração dos intervalos, uso de telefone, etc. == Como cativar a platéia == - Respeito antes de tudo (pontualidade, dignidade) - Não projete uma imagem de infalibilidade e superioridade. - Brinque com seus defeitos, porém sem se expor. Gera um clima de maior aproximação. - Empregue exemplos que sejam familiares ao assunto sendo abordado e à experiência de seus ouvintes - O corpo fala. Estude os sinais que a platéia lhe envia para reagir adequadamente == O Bom Humor == - Use o bom humor, a emoção e a presença de espírito para dar mais brilho e dinâmica a suas apresentações - Alegria é contagiante e cria um clima propício ao aprendizado == Cuidado! == - Piadas engraçadas geralmente são ofensivas a categorias de pessoas - Não tente ser engraçado logo no começo da apresentação, é a fase de avaliação mútua - Podem ser um elemento poderoso para manter uma boa dinâmica - Tente usá-las em contexto com o que está sendo falado - Não dirija as suas piadas a sua platéia. Pode gerar confrontos. == Deu Branco! == - Quem decora frequentemente esquece - Ninguém trava falando do que gosta - Procure se apaixonar por seu assunto, leia o máximo possível sobre ele para alcançar uma compreensão aprofundada == A participação dos alunos == - Encoraje sua platéia a interagir com você - Faça perguntas simples (o medo do ridículo é muito grande) - Tente desmistificar o medo de errar == Não se esqueça! == - Ensaie antes da primeira apresentação. Verifique - Tempo - Conhecimento - Seja organizado e objetivo - Não use jargão técnico ou gírias - Não complique - Não fique em frente à tela - Ao falar para grandes públicos, sempre repita a pergunta que lhe for feita e responda falando para todos - Evite andar no corredor da sala pois estará quebrando o contato visual com boa parte dos ouvintes - Incentive as perguntas - Certifique-se de que foi entendido - Seja pontual para começar e encerrar. Ultrapassar o horário previsto demonstra desorganização e desrespeito com a programação. == Comunicação Não-Verbal == - Comunicação não-verbal são palavras ouvidas com os olhos - A sua atitude influencia seus alunos - Não se porte de maneira desleixada, não fique encostado na parede ou olhando para o chão - Não concentre seu foco em apenas uma pessoa. Demonstra insegurança e pode deixar a pessoa alvo de sua atenção em situação desconfortável. - Olho nos olhos. Você já ouviu dizer que mentiroso não olha nos olhos? - Não dê palestras longas ou para um grande número de pessoas sentado atrás de uma mesa. Isto retira todo e qualquer dinamismo de sua apresentação e muita gente vai dormir. - Tenha sempre uma atitude positiva e entusiasmada == tic tic nervoso == - Ficar mexendo em canetas, livros, mesas, etc. Demonstra ansiedade da sua parte, que por sua vez transmite a seus ouvintes a sensação de que você não sabe do que está falando. - Balançar o corpo ou a cabeça - Franzir a testa - Piscar os olhos repetidamente - Morder os lábios - Bater os dedos na mesa ou em qualquer outra superfície - Ficar passando a mão no cabelo, nariz, etc, etc... == Como se livrar do tic tic nervoso == - São manifestações físicas de nervosismo - São inconscientes - Grave suas palestras, só assim perceberá seus defeitos e poderá eliminá-los. == Como lidar com os erros == - Se errou, não dê demasiada importância ao fato. Admita o erro, se possível de forma descontraída e siga em frente. Insistir em se desculpar ou fornecer muitas explicações é embaraçoso tanto para o instrutor como para os ouvintes. - Ninguém sabe tudo, não tente passar uma falsa impressão de que é a autoridade máxima no assunto. Ninguém é e não precisamos nos desgastar com este tipo de fingimento. - Quem tem medo de errar não aprende. Encare os erros como algo natural e inevitável. == Expressão Oral == - A melhor maneira de se ampliar o vocabulário e evitar os erros de linguagem é através da leitura, qualquer tipo de leitura. - A leitura serve também para expandir os horizontes das pessoas e nos torna mais inteligentes, com capacidade ampliada para assimilar novos conhecimentos - Palestrantes que podem oferecer algo além do que está definido como assunto principal enriquecem grandemente seus cursos e os tornam muito mais interessantes, além de transmitirem a imagem de competência. == Cuidado com a sua voz == - Falar sempre com o mesmo tom de voz é hipnótico e induz ao sono. - Tente variar o volume de voz e a entonação para dar vida a sua palestra == Exercício do Cachorro Louco == Escolha uma página qualquer de um livro e leia em voz alta. Se quiser pode gravá-lo. Em seguida coloque um lápis entre os dentes, de forma que suas extremidades fiquem fora da boca, e leia várias vezes a mesma página em voz alta - só que sem gravar. Você vai babar como um cachorro louco, mas vai valer a pena. Logo após grave de novo, dessa vez sem o lápis na boca.Compare as duas gravações. Você vai ficar surpreso! == Como lidar com os chatos == - Frequentemente temos que lidar com o aluno melancia, que quer aparecer a todo custo - Procure expor o chato. Chame-o a frente para ajudá-lo a fazer uma dinâmica, operar o computador, etc. Frequentemente resolve o problema. == Procrastinação == - Palavra complicada que significa deixar para a última hora - Prepare sempre sua palestra e o material de apoio com antecedência suficiente para evitar imprevistos previsíveis. - Com planejamento adequado se consegue praticamente tudo. Falta de tempo nunca é uma desculpa convincente. == Né? Tá? Entendeu? Sabe? Tudo bem? Legal? == - Corra destas muletas verbais - Transmite a impressão de que você não sabe do que está falando - Ninguém é obrigado a manter um fluxo ininterrupto de palavras. Geralmente quando não conseguimos achar uma palavra adequada intercalamos nosso discurso com algumas destas pérolas. == O jogo do Ah... == Fale por 30 segundos sobre qualquer assunto de sua escolha. Não pode falar as palavras "né", "tá", "ahh", e similares. Pode fazer pausas a vontade. Quem conseguir ganha o prêmio. == Procure sempre melhorar == - Distribua um formulário de avaliação ao final de suas palestras ou cursos - Não encare os comentários de forma defensiva, tente ver as coisas sob a ótica da outra pessoa. Você certamente irá aprender muito com isto. - Você pode pensar que não, mas podemos aprender muito com todas as pessoas; crianças, adultos, idosos. Não bloqueie sua mente para aprender com o que está à sua volta. Não custa nada e muitas vezes o conhecimento adquirido lhe será muito valioso. == Encerramento == - Não diga: "Por hoje é só" ou "Era isso que eu queria dizer" - Faça um breve resumo do que foi abordado para que os alunos façam uma auto-avaliação de seu aproveitamento em face dos objetivos do curso. - Despeça-se dizendo "Muito obrigado pela atenção e boa tarde a todos" ou algo na mesma linha - Não se esqueça, pergunte-se: Como posso melhorar? = Bibliografia = --- Pequeno Manual de Comunicação Oral e Marketing Pessoal Samuel Borges The Key Steps to An Effective Presentation http://www.the-eggman.com Building and Giving Presentation Tips http://macinfo.its.queensu.ca/LTU/tips/TipsPresentation.html LJL Seminars http://www.ljlseminars.com/ --- =Referências= - Rubens Queiroz de Almeida - queiroz@unicamp.br - Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano - http://www.idph.net - Dicas-L - http://www.dicas-l.com.br