você está aqui: Home  → Colunistas  →  Piloto e Gerente

Um treinamento prá chamar de seu...

Por Jefferson Santos

Data de Publicação: 02 de Agosto de 2019

Ao longo de cerca de 35 anos de vida organizacional participei de muitos treinamentos e cursos, além de ter contato e usar muitas técnicas, ferramentas e metodologias de gestão.

O que observei e com o que a vivência na complexidade da gestão no dia a dia me proporcionou, formaram-me duas convicções:

  1. Todas (ferramentas, técnicas e metodologias) foram desenvolvidas por autores e universidades americanas portanto, com uma realidade econômica, estrutural e, sobretudo, de relações trabalhistas consideravelmente diferente da brasileira;

  2. As ferramentas e metodologias aplicam-se a segmentos específicos de empreendimentos e de empresas, não abrangendo a totalidade de mais de 17 milhões de empresas existentes no território nacional.

Como tinha a incumbência de capacitar o efetivo da força de trabalho que estava sob minha égide e, ao mesmo tempo, convivia com constantes e, por vezes, severas restrições orçamentárias, comecei a elaborar metodologias e práticas para treinamentos que abrangessem, ao máximo, a diversidade de gestão que tinha para lograr êxito no "batimento de metas", conclusão de planos de ação e prestação de contas para as instâncias superiores e órgãos de auditoria internos e externos.

Assim, uma parcela dessa experiência apresento no artigo que segue. Ele é para você pretende ser um(a) executivo(a) ou líder de equipes ou, ainda, busca recolocação no mercado: você deverá refinar seu portfólio de competências para buscar e manter sua competitividade.

Que tal começar buscando entender o que ocorre no país hoje em dia? É necessário, portanto, que você acompanhe a situação atual na qual o país se encontra.

Apesar das eventuais aprovações das reformas (previdenciária e tributária) há muito o que corrigir e melhorar em nossas infraestrutura física e humana para podermos voltar a crescer de forma consistente e sustentável.

Como muito temos que caminhar, resta a pergunta: "Quais as chances de sucesso empresarial nos próximos anos?"

Para responder a esta pergunta, entendo que algumas competências serão necessárias para poder estar "à frente do jogo", tais como:

  • Desenvolver uma visão contextual buscando entender as dinâmicas socioeconômicas, nacional e internacional, e suas interferências no mercado e no segmento econômico no qual sua organização, parceiros, fornecedores e clientes estão inseridos;

  • Ser capaz de entender, identificar e diferenciar quais são as restrições conjunturais e estruturais e considerá-las na elaboração e proposição dos planos de ação que permitam, na sua consecução, aumentos de produtividade e de eficiência com baixos custos, se possível.

  • Desenvolver uma visão sistêmica das atividades setoriais de sua organização de forma a considerar os distintos planos de ação de cada setor e interagir positivamente permitindo também que cada setor contribua no plano de ação de sua unidade organizacional;

  • Desenvolver métricas de desempenho negociando sua disseminação entre os demais setores da organização, fornecedores e eventuais terceirizados; e

  • Desenvolver uma visão prospectiva, ponderada e madura, acerca da evolução dos fatos e a forma com a qual eles poderão interferir no desempenho de seu setor e dos demais setores de sua organização buscando, por intermédio de acordos e negociações, se antecipar com linhas de ação consistentes e que sejam bem aceitas pelos demais setores de sua organização.

Os desafios pessoais e gerenciais para os próximos anos serão muito complexos e irão requerer uma ajuda adicional para você obter sucesso.

Apresento minha experiência funcional à frente de mais de 400 colaboradores em 12 diferentes organizações no Brasil. A expressiva quantidade dentre os profissionais que tive a honra de orientar em seu desenvolvimento de carreira, liderou organizações ou participou de cursos e projetos internacionais em diversos países.

Descrevo a seguir a TRILHA DE SUCESSO que desenvolvi com base em minha experiência funcional e que ajudou colaboradores a lograrem sucesso em suas respectivas organizações.

WORKOUT DE COMPETÊNCIAS

TRILHA DE SUCESSO

A forma como as atividades estão delineadas segue uma estruturação que, aos poucos, conduz a estágios ou patamares de desempenho organizacional mais elevados e complexos lhe permitindo o sucesso contínuo em suas atividades.

  1. Discussão acerca da estruturação da empresa onde você trabalha ou pretende trabalhar;

  2. Análise dos componentes e estrutura dessa mesma empresa: os setores internos, os fornecedores, os parceiros e, claro, os clientes.

  3. Avaliação de dinâmicas organizacionais comuns (tramitação de atividades e documentos, sequenciamento de processos ou projetos). Escolha alguma atividade que possa englobar a maioria dos setores da empresa e simule alguns aspectos corriqueiros para avaliar as respostas positivas e eventuais obstáculos;

  4. Neste ponto sua visão periférica será ampliada o que é muito importante para quando você vier a tomar decisões quando se deparar com complexidades;

  5. Uma vez treinadas as situações o passo a seguir é simular a interferência de fatores do ambiente externo, tais como alagamentos ou bloqueio de vias de acesso impedindo a mobilidade, supressão do fornecimento de energia elétrica em longa duração, greves, aumentos intempestivos de tarifas municipais, notificações técnicas (bombeiros, CREA, órgãos públicos municipais, etc.) que venham impedir o prosseguimento de algum projeto em andamento, etc. Use como treinamento os fatos noticiados na cidade onde você mora;

    +. Alguns ?cases? simulados são apresentados, ocasião na qual alguns comentários, características e especificidades serão discutidos. É o momento de apresentar alguma situação vivenciada por sua empresa. Evidenciaremos o tipo de interferência que os fatores externos causam nos componentes da empresa e a capacidade de reação de cada um deles ou do conjunto.

  6. Neste ponto trabalha-se o desenvolvimento de sua visão sistêmica que lhe será essencial para as funções de chefia e direção no futuro. Quanto mais cedo você se habituar a ?ver? sua organização por este prisma, mais consistente será sua chegada àqueles postos na organização;

    + Chega-se à fase de se trabalhar, discutir e refletir sobre o Cenário Nacional que se caracteriza por Problemas na infraestrutura física e social, Problemas Estruturais; Problemas Conjunturais; Baixa produtividade e Baixa eficiência industrial dentre outros desafios;

  7. As reflexões serão em torno da forma com a qual esse cenário externo interfere nas atividades dos setores da organização, nos fornecedores e nos clientes; e

  8. Sua capacidade de visão prospectiva será estimulada com essas reflexões e discussões. Essa competência, por sua vez, lhe permitirá sair na frente na identificação e resolução de problemas. Quanto mais você desenvolver sua visão sistêmica e prospectiva, maior será seu diferencial competitivo. Naturalmente, sua visibilidade na organização será evidenciada e, sobretudo, valorizada. Ou seja, você, e somente você, estará investindo em seu portfólio.

As atividades serão repletas de discussões, reflexões, leitura de notícias nacionais e internacionais atualizadas (e a forma como elas antecipam os impactos em sua organização, no mercado, no macroambiente), simulações de impactos nos desempenhos organizacionais, simulação de realização de pequenas atividades e de projetos mais complexos.

Diagramas, fluxos de atividades, formulários etc. são utilizados para sedimentar o entendimento sobre o conteúdo discutido e trabalhado.

Um ponto importante a ser abordado é a assessoria ao processo decisório da Alta Direção da organização e a forma com a qual ela é elaborada. É uma atividade estimulante que aglutina todos os elementos até então trabalhados. Neste intuito simularemos juntos a proposta de uma inovação.

O foco é o seu desenvolvimento profissional, tanto na organização como para os atores, fatores e organizações de fora dela.

O processo de avaliação de desempenho funcional também será trabalhado nos itens mais comuns e que lhe permitam constante aprimoramento profissional e competências para atingir elevados patamares em sua organização.

Enfim esta trilha de competências auxiliou muitos dos colaboradores com os quais tive a honra de liderar ao longo de mais de trinta anos de trabalho. Ele está à sua disposição.

Caso lhe seja de interesse, aguardo seu contato para que possamos discutir as formas com as quais tais atividades poderão melhor lhe atender.

Sucesso.

Prof Adm Jefferson Santos MSc

081 971110211 // 081 995317778

Error: No site found with the domain 's2.dicas-l.com.br' (Learn more)