você está aqui: Home  → Colunistas  →  Piloto e Gerente

DESAFIOS - Uma breve metodologia para enfrentamento e solução

Por Jefferson Santos

Data de Publicação: 28 de Março de 2021

Uma empresa contrata você para solucionar DESAFIOS, de forma eficiente, produtiva e competitiva.

Considerando-se DESAFIO um evento, fato, ideia ou problema que precisa ser resolvido ou corrigido ou melhorado ou mudado.

DESAFIOS (o que são?):

  • Novo produto;
  • Nova tecnologia;
  • Nova metodologia;
  • Produto com problema;
  • Conflitos (Relações externas ou internas); e
  • Sinistro.

Avaliação de primeiro nível:

Para a resolução a contento, com eficiência e produtividade, faz-se necessário saber sua:

  • Origem;
  • Circunstâncias de como ocorre ou se apresenta (ideia, novo produto, nova tecnologia, nova diretriz, etc.);
  • Ocorrência (repetição, frequência, contumácia, etc.);
  • Local:
    • Condições de acessibilidade, de segurança, de evacuação, de mobilidade, etc.
    • Impactos ambientais (exposição, vazamentos, infiltrações no solo, etc.);
  • Agentes causadores:
    • Fatores intervenientes:
      • Normas, diretrizes organizacionais, cláusulas contratuais, avisos, normas e leis (órgãos públicos ou agências reguladoras);
    • Agentes intervenientes:
      • Sindicatos, mídia, ONG, Associações, Conselhos de Classe (federais, estaduais, etc.); e
      • Agências reguladoras (ANVISA, ANS, Tribunais de Contas (TCU, Tribunais de Contas Estaduais e Municipais), IBAMA, Min Público (federal ou estadual);
    • Eventos intervenientes:
      • Erosão ou acomodação de solo, terremotos, maremotos, tsunamis, enchentes, alagamentos, tempestades (chuva ou granizo); e
    • Vetores intervenientes:
      • Terroristas, criminosos, meliantes, insatisfeitos (litigantes ou não -funcionários, ou ex-funcionários-), etc.

Avaliação de segundo nível:

A avaliação do Cenário e a Elaboração de Linhas de Ação para resolução.

Como resolver?

  • Inventário:
    • Conhecimentos;
    • Competências;
    • Recursos;
    • Relacionamentos (network);
  • Articulação:
    • Quem tem condições de fazer?
    • Quem não tem condições de fazer?
      • Para quem não tem condições de fazer o que será necessário para se ter as condições de se fazer?
    • Quem fará tem (é necessário ter):
      • Conhecimento;
      • Recursos;
      • Metodologia; e
      • Tempo.

Convido você a visitar o site AD ASTRA.
Há artigos, "cases", checklists gerenciais e gráficos voltados para ajudar a melhoria de desempenhos funcional e gerencial.
Aproveite para assinar a newsletter com conteúdos selecionados.
www.adastrapilot.com
@adastrapilot

Error: No site found with the domain 's2.dicas-l.com.br' (Learn more)