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Colaboração: Assessoria de Imprensa Latinoware 2012
Data de Publicação: 05 de Outubro de 2012
Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. Cabelo) já é um velho conhecido da área de tecnologia. Desde 1986, ele vem propiciando ao mercado soluções em software nas mais diversas linguagens e plataformas e, desde 1998, leva ao Linux o desenvolvimento de soluções open-source e de documentos técnicos disponibilizados na Internet.
Na Latinoware 2012, ele irá apresentar uma palestra sobre a Realidade Aumentada desenvolvida com Software Livre que utiliza técnicas de visão computacional junto a computação gráfica e disponibiliza uma inovadora interação homem-máquina. Neste ambiente, os objetos virtuais podem ser manipulados com as próprias mãos, proporcionando ao usuário uma interação inédita e atrativa.
Quais os principais objetivos da área de realidade aumentada e os avanços dos últimos anos?
A realidade aumentada é a projeção de objetos virtuais e tridimensional sobre o vídeo ao vivo. Com isto conseguimos interagir com seres humanos da maneira mais intuitiva possível. Na minha visão este é o principal objetivo desta tecnologia.
O que irá abordar em sua palestra?
Irei mostrar os caminhos corretos no desenvolvimento de realidade aumentada na plataforma Linux, pois atualmente perde-se muito tempo trilhando o melhor caminho custo x beneficio. Na tecnologia, como em qualquer outro segmento, transmitir know-how significa menos erros para aqueles que recebem, ter maior assertividade e ganhos de produtividade.
Qual a principal ferramenta livre para a Realidade Aumentada e como está o seu desenvolvimento?
A principal ferramenta utilizada é a biblioteca ARToolkit, um projeto de código aberto serve como base para quase 90% dos software de Realidade Aumentada.
O que podemos esperar do futuro desta tecnologia?O que será possível fazer?
A tecnologia de realidade aumentada, como qualquer tecnologia de processamento de imagem, está em ascensão. O principal fator é a disponibilidade dos processadores cada vez mais potente no mercado com um custo acessível a todos, como também o uso da GPU no processamento de reconhecimento de padrão e outras tarefas de cálculos.
Mas o principal recurso que tornará incrível o uso da tecnologia de realidade aumentada é a chegada de câmeras 3d como o é o caso do Kinect. Então, popularizando este hardware, a interação com os objetos virtuais renderizados no vídeo ao vivo serão realistas e não haverá limitações de referencia espacial.
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