De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Acesso a Usenet Newsgroups via e-mail

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 13 de Junho de 1997

     Existem  duas maneiras  eficientes de obter  quaisquer informacoes
  nos milhares de NewsGroups da Usenet via e-mail:

  (1) Usando os servicos de REFERENCE.COM      [ informacoes detalhadas
                                sao obtidas enviando-se para o endereco
                                      "email-queries@reference.com"
                                    uma mensagem com a palavra "help" ]

  (2) Usando o "Vigilant Information Filter"   [ informacoes detalhadas
                                 enviando-se um "help"  para o endereco
                                          "info@vigilant.bc.ca"       ]

     Atualmente, existem  mais de 20.000  NewsGroups nos quais circulam
  todos os dias muitos megabytes de mensagens. Os dois servicos mencio-
  nados acima permitem que  voce tome conhecimento de determinadas men-
  sagens, em quaisquer NewsGroups, nas quais aparecam determinadas pala-
  vras que  voce previamente  determinar, ou entao, ficar recebendo via
  e-mail todas as mensagens de grupos previamente selecionados.

     Os nomes de  mais de  20.000 NewsGroups podem ser  encontrados nos
  arquivos part1, part2 e part3 que estao em
     ftp://rtfm.mit.edu/pub/usenet/news.answers/active-newsgroups/
  ou no arquivo
     ftp://ftp.uu.net/networking/news/config/newsgroups.gz    -  que e'
  um arquivo compactado pelo GZip cujo tamanho e' de  cerca  de 340 KB.

     E' possivel enviar mensagem para qualquer NewsGroup usando somente
  e-mail  convencional. Se voce usar um programa que permita o acresci-
  mo de linhas no cabecalho das mensagem  (como  por exemplo  o Pegasus
  Mail), entao basta acrescentar uma linha do tipo
          Newsgroups: nome_newsgroup_1,nome_newsgroup_2,etc.
  no cabecalho da mensagem e envia'-la para o endereco
                      mail2news@anon.lcs.mit.edu

     Uma relacao de muitos enderecos para onde voce pode enviar mensa-
  gens para os NewsGroups usando somente e-mail pode ser encontrada em
            http://students.cs.byu.edu/%7Edon/mail2news.html

     Diversas outras  informacoes sobre  Usenet e NewsGroups podem ser
  encontradas no texto UA.TXT (Üsenet Access", 62 KB):
          http://members.aol.com/bombagirl/freeware/ua.txt
     ou   ftp://ftp.crl.com/users/iv/iverham/ua.txt

  =============
  REFERENCE.COM
  =============

     Reference.com  fornece  um servico  de  pesquisa em mais de 16 mil
  newsgroups via e-mail.
     Voce pode registrar suas perguntas  (queries)  a  Reference.com de
  forma permanente e especificar com  bastante  detalhes o intervalo de
  tempo com que voce quer ser informado do resultado das pesquisas.  Ou
  entao, pode fazer perguntas sem precisar de registra'-las  -  caso em
  que elas serao esquecidas apos as respostas.

     Todas as mensagens com perguntas devem ser enviadas para:

                       email-queries@reference.com

     A forma  mais simples de pedido  e' usar  um comando  "find"  para
  procurar por um assunto desejado:

             To: Email-Queries@Reference.COM
             Subject: (em branco)
             ---------------------------------------
             FIND Brasil
             END

     Nao  importa  que sejam digitadas letras maiusculas ou minusculas.
  O Reference.com nao diferencia "FIND Brasil" de "find brasil".

     A linha do comando FIND pode ser bastante complicada:

           FIND Portugal OR Brasil OR Brazil AND NOT Brasilien

  para procurar por mensagens que contenham  as palavras  "Portugal" ou
  "Brasil" ou "Brazil" e que nao contenham a palavra "Brasilien".
     Expressoes  compostas  ou  frases podem ser fornecidas delimitadas
  por apostrofos, como nos dois exemplos a seguir:

          FIND Ámerica do Sul'
          FIND Çharles Aznavour' OR ( 'Lucio Dalla' AND Italia )

     Se voce nao especificar outros valores, sao mostradas um maximo de
  10 linhas em um total maximo de 25 mensagens encontradas que satisfa-
  cam às suas perguntas. Esses valores podem ser alterados ate' um ma-
  ximo de 99  linhas  e um maximo de  200 mensagens.  Para  isso, basta
  acrescentar um "DISPLAY n LINES"  ou um  "DISPLAY n HITS" na linha do
  "FIND". Por exemplo,

        FIND DISPLAY 50 LINES DISPLAY 100 HITS Geometry OR Topology

     Com este ultimo "FIND", o Reference.com procura  por no maximo 100
  mensagens que contenham a palavra "Geometry" ou a  palavra "Topology"
  e envia no maximo  50 linhas  de cada mensagem  encontrada  (todas as
  mensagens encontradas sao enviadas emendadas em um unico arquivo).

     Voce pode determinar criterios de  busca orientados  pelo  nome do
  remetente da mensagem, pela data de  postagem, pelo dominio do prove-
  dor ou pelo grupo (newsgroup) da mensagem. Veja os exemplos a seguir:

  FIND Brasil WHERE AGE < 10 DAYS             --> Procura por mensagens
                              que contenham "Brasil" no corpo da mensa-
                              gem com menos de 10 dias de idade.

  FIND 'Sao Paulo' WHERE AGE > 2 WEEKS        --> Procura por mensagens
                              com  mais de 2 semanas de idade  que men-
                              cionem "Sao Paulo".

  FIND 'Joao Pessoa' WHERE DATE = 15-JAN-1997 --> Procura mensagem pos-
                              tada no dia 15/01/97 que  mencione  "Joao
                              Pessoa" em algum lugar da mensagem.

  FIND de OR para WHERE HOST CONTAINS .com.br --> Procura mensagens que
                              sejam provenientes de dominios  *.com.br*
                              que contenham "de" ou "para"  escritos em
                              alguma linha da mensagem.

  FIND internet WHERE NAME CONTAINS Gerald    --> Procura por mensagens
                              enviadas  por  "Gerald"  que  contenham a
                              palavra "internet".

  FIND  'R$ 110,00' WHERE  HOST CONTAINS .br AND NAME CONTAINS Fernando
                              --> Procura  por  mensagens  enviadas por
                              algum "Fernando" provenientes de um domi-
                              nio que contenha a expressao  ".br" e que
                              mencionem "R$ 110,00".

  FIND Paraiba WHERE GROUPS CONTAINS soc.culture.brazil     --> Procura
                              nas  mensagens  do  soc.culture.brazil as
                              que mencionem a  palavra "Paraiba".

     Voce deve  receber  como  resposta inicios de varias mensagens que
  satisfacam  à  sua solicitacao. Sao mostradas um maximo de 10 linhas
  de cada mensagem, a nao ser que voce especifique outra quantidade com
  o comando "DISPLAY n LINES". Por exemplo, voce pode receber algo como:

  Article-ID: 06_1997&937919
  Subject: Re: Request rabbits
  Date: Thu, 5 Jun 1997 12:34:33 -0700
  Newsgroups: alt.ascii-art

  In article <1997060511801.HAA0304@ladder03.news.aol.com>,
  spunk11@aol.com (Spunk11) writes:

  Where did the rest of this go??

  --joan
  >           ,
  >       /\^/`\     __\/__
  >      | \/   |   /o \{}/ o\
  >      | |    |   \   ()   /   SPRING IS IN THE AIR!
  >      \ \    /    ""> /\ <""
  >       '\\//'     (o/\/\o)
  >         ||        )    (         joan stark

  [10 lines left ... full text available at <http://www.reference.com> ]

     Para obter  a  mensagem na integra  voce  deve  enviar  um comando
  do tipo "GET  Article_ID":

                   To: Email-Queries@Reference.COM
                   ----------------------------------
                   GET  06_1997&937919
                   END

     Pode-se pegar varias mensagens com um unico comando "get":

           GET   06_1997&937919  05_1997&238743  06_1997&546733

  REGISTRANDO PERGUNTAS DE FORMA PERMANENTE

     O mais interessante em Reference.com e' que voce pode deixar regis-
  trado um pedido pelo tempo que voce quiser. Pedido registrado pode ser
  atendido em prazo e intervalo de tempo pre'-determinados. Por exemplo,
  voce pode querer que o Reference.com execute para voce de 2 em 2  dias
  um comando  "FIND Brasil" , sem a necessidade de voce enviar  comandos
  "FIND" varias vezes.
     Para  registrar  pedidos  com perguntas ao Reference.com, voce deve
  antes registrar seu e-mail com uma senha escolhida:

          To: Email-Queries@Reference.COM
          REGISTER lenimar@mat.ufpb.br PASSWORD esquilinha
          END

     Apos enviar a mensagem com o "REGISTER", voce  devera' receber uma
  mensagem parecida com:

  Please return this message to Registration@Reference.COM
  (the sender of this message) with an 'X' in the box below to
  complete this registration.

      [ ] Complete my registration to Reference.Com
          User-ID:  lenimar@mat.ufpb.br
          Registration Code: exe67a0bd213c1bc9b5ab5f49d50a7av

     Para o registro em Reference.com se completar, voce devera' devol-
  ver a mensagem recebida ao  remetente,  apos marcar um  'X'  entre os
  colchetes mostrados: [X] Complete my registration ...

     Para cancelar um registro feito, basta enviar uma linha de comando
  "DROP USER".

     Uma vez feito o registro, as mensagens posteriores deverao iniciar
  sempre com uma linha do tipo " USER e_mail PASSWORD senha ", como por
  exemplo:
               USER lenimar@mat.ufpb.br PASSWORD esquilinha

     Para registrar perguntas, basta enviar mensagem  com uma ou varias
  linhas de comando "DEFINE QUERY":

        To: email-queries@reference.com
        USER lenimar@mat.ufpb.br PASSWORD esquilinha
        DEFINE QUERY Pesquisa1 AS FIND Brasil OR Brazil
        DEFINE QUERY Pesquisa2 AS FIND 'Borland C++ Builder'
        DEFINE QUERY Pesquisa3 AS FIND DISPLAY 80 HITS cracker
        END

     Com a  mensagem  acima, ficam  registradas de forma  permanente as
  perguntas   "FIND Brasil OR Brazil",  "FIND 'Borland C++ Builder'"  e
  "FIND cracker". A essas perguntas sao atribuidos os nomes  Pesquisa1,
  Pesquisa2  e Pesquisa3, respectivamente.

     Uma vez que seus pedidos sejam  registrados, voce pode pedir  para
  executar uma ou varias vezes todos os pedidos ou somente alguns deles
  atraves do comando "RUN QUERY":

        To: email-queries@reference.com
        Subject:
        user lenimar@mat.ufpb.br password esquilinha
        RUN QUERY pesquisa1
        RUN QUERY pesquisa3
        end

     E o que e' mais  interessante:  voce  pode  especificar  um  prazo
  e intervalo de tempo para que seja enviado para voce o resultado  das
  pesquisas:

        To: email-queries@reference.com
        Subject:
        user lenimar@mat.ufpb.br password esquilinha
        RUN QUERY pesquisa1 EVERY 2 DAYS FOR 40 DAYS
        RUN QUERY pesquisa2 EVERY 5 DAYS FOR 12 MONTHS
        RUN QUERY pesquisa3 FOR 9 WEEKS
        end

     No exemplo acima,  a pesquisa1 vai ser efetuada de 2 em 2 dias du-
  rante um prazo de 40 dias;  a  pesquisa2 vai ser feita de 5 em 5 dias
  ao longo de  1 ano; a pesquisa3 vai ser feita todos os dias por 9 se-
  manas.

     Voce pode alterar a quantidade de linhas ou de mensagens recebidas
  com um comando "ALTER QUERY":

        To: email-queries@reference.com
        Subject:
        user lenimar@mat.ufpb.br password esquilinha
        ALTER QUERY pesquisa1 DISPLAY 200 hits
        ALTER QUERY pesquisa1 DISPLAY 20 lines
        ALTER QUERY pesquisa2 display 75 hits
        end

     Para  cancelar  um  pedido registrado basta  usar um  "DROP QUERY"
  e para verificar quais sao os pedidos ja' registrados basta enviar um
  "SHOW QUERY":

        To: email-queries@reference.com
        Subject:
        user lenimar@mat.ufpb.br password esquilinha
        DROP QUERY pesquisa2
        DROP QUERY pesquisa3
        SHOW QUERY
        end

  =====================================
  COMO "ASSINAR" UM NEWSGROUP COBI,CADO
  =====================================

     Basta escolher o nome do NewsGroup desejado e registrar 'query' em
  Reference.com que contenha expressao do tipo:

         FIND WHERE GROUPS CONTAINS nome_do_newsgroup_desejado

     No  exemplo  a seguir,  sao solicitadas  "assinaturas anuais"  dos
  NewsGroups  ALT.ASCII-ART  e  REC.MUSIC.BRAZILIAN:

  To: email-queries@reference.com
  Subject:
  user lenimar@mat.ufpb.br password esquilinha
  define query grupo1 as find where groups contains alt.ascii-art
  alter query grupo1 display 80 hits
  alter query grupo1 display 20 lines
  run query grupo1 for 12 months
  define query grupo2 as find where groups contains rec.music.brazilian
  run query grupo2 for 12 months
  end

  ======================
  O 'VIGILANT' CANADENSE
  ======================

     O uso do 'Vigilant' e'  mais  simples  do que o de  Reference.com.

     No  'Vigilant'  canadense voce envia  inicialmente para o endereco
                          filter@vigilant.bc.ca
  uma  mensagem  formada  so'  pela  palavra  SUBSCRIBE .  Espere que o
  'Vigilant' envie para voce o  seu "numero de registro".  Uma  vez que
  voce  tenha  obtido o  numero de  registro pode  passar a utiliza'-lo
  à vontade.
     As mensagens mais  simples que podem ser  enviadas pra o  Vigilant
  sao as mensagens do tipo "FIND palavra_a_ser_procurada". Por exemplo,
  voce pode enviar para  filter@vigilant.bc.ca uma mensagem formada pe-
  las linhas:
                          FIND Brasil
                          FIND Brazil

  que ele procurara'  pelas  palavras  "Brasil" ou "Brazil" em todos os
  NewsGroups conhecidos por ele. Voce pode especificar algum  NewsGroup
  para restringir o universo da pesquisa:

                          FIND Brasil
                            IN soc.culture.brazil

  ou complicar um pouco mais,  limitando  a quantidade de mensagens que
  voce deseja receber e nome de NewsGroups "indesejaveis", como no exem-
  plo a seguir:

                      FIND zip
                        IN comp.compression
                          NOT alt.comp.compression
                      MAX 50

  que e' a mesma coisa que

       Find zip in comp.compression not alt.comp.compression max 50

     Voce pode tambem "assinar" um NewsGroup, ou seja, pode ficar rece-
  bendo via e-mail todas as mensagens postadas  para  o NewsGroup. Para
  isso, basta enviar uma linha de comando  "FIND IN nome_do_newsgroup".
  Por exemplo, para  ficar  recebendo todas as mensagens  postadas para
  comp.graphics.algorithms, basta enviar a linha de comando:

                  FIND IN comp.graphics.algorithms

     E' possivel enviar varios comandos  "find" em  uma unica mensagem,
  como no seguinte exemplo:

               To: filter@vigilant.bc.ca
               find in comp.compression  max 20
               find in sci.math.symbolic  max 40
               find in comp.lang.c++  max 30

     Cada pedido arquivado no Vigilant sobrescreve pedidos feitos ante-
  riormente.

     Para cancelar o seu registro no Vigilant, e' so' enviar uma mensa-
  gem contendo a palavra UNSUBSCRIBE .

  ----------

  Lenimar N. Andrade
  de Joao Pessoa, PB - em 9/junho/1997
  lenimar@mat.ufpb.br, lenimar@netwaybbs.com.br

Dica Humorística :-)

BASTARD OPERATOR FROM HELL #7

So I manage AT LONG LAST, to get a couple of hours off for lunch, AND, because I can't leave my desk unattended, I get the janitor in and have him sit in my chair. I tell him that all he has to do is make sure the receiver doesn't accidentally get put back on the hook. He agrees and I'm off.

First stop, the bank. I change a $50 note into quarters and then ask to see a balance of my account. Then I yank the power lead out of the teller's vdu. It dies. I say I'm in a hurry and is the manager around?

He rolls over like a man-sized twinkie and asks what the problem is. I say that all I want is a balance of my accounts. I cross my fingers. YES! He finds the vdu lead out, plugs it in, and logs in, TO THE MANAGER'S ACCOUNT. Now's my chance - I slip up against the counter, slopping 200 coins across the counter. The manager ignores it, but all the tellers dive for the money. I watch, unobserved, as the manager types in his password at the breakneck speed of one character a minute. At that rate I should've got $100 worth.... He finishes typing. "MONEY". What a toughy! Well, that's my mortgage taken care of tonight...

A user that I recognise from "D(eletion) day '89" approaches. I think he's going to talk to me. Even the bank manager is shaking his head furiously. But it's too late, he stops.

Hmmm, excuse me, Could you tell me what is the best computer to buy to do my thesis on?

?!

Right.

"You've heard of Commodore 64's?" I ask

"Yes?.."

"Avoid them like the plague! Not many people know this, but computers aren't made to handle that much memory - it's over 64,000 things, more in some cases. It's a recipe for disaster!"

"Oh!"

"Try something safe and proven. A ZX81 with dual cassette drive if you can get it. The 1K ram model. Write that down. Don't buy a disk drive - You know how they're always failing, but music cassettes last forever!"

"Hey thanks!"

"No worries. What was your username again?"

He tells me. Just in time for D-Day 92. You'd think they'd learn.

I get back to work and the janitor's asleep at the terminal. I ask him if he wants to work here too, but he likes the ability to bust in on people when they're in the toilet...

I put the phone back on the hook, and straight away it rings. I hate it when it does that, it takes me AGES to get my walkman phones in.

It's the hottest hosemonster I've ever met, and she's got a computer problem! I love it when that happens!

"What's your username?" I ask

She tells me (as if I didn't know)

Quick as I can I read all her e-mail (mostly boring stuff), then grep everyone else's mail files for her username. Nothing. Excellent!

"What's the problem?" I ask, all smiles and charm.

"I can't save my documents, it says something about space."

"Not a problem for long" I say, and delete everyone else on the same disk as her. "You should be fine now.."

"Thank you so much" she gushes. I make a mental note to do something to her account again tomorrow. "No worries."

The phone rings almost before I've got it on the hook.

"My files are all gone!" a voice whines out at me.

"When did this happen?" I ask.

"Just now..." he says, through the tears

"I see. Well, I wouldn't worry, there's three days till the end of the semester, if you work day and night until then, you should get at least a C-"

He sobs a couple more times then hangs up. What a wimp.

THE PHONE RINGS AGAIN!

"The screen on my PC is really dim" The woman at the other end says "Should I wind the brightness knob up?"

"NO!" I scream "Don't touch that knob! Have you any idea of the radiation that comes out of that thing when the knob gets wound up?!!!!"

"Well I..." she says, all uncertain

"TAKE MY ADVICE!" I say "There's only ONE way to fix a dim display, and that's by power surging the drivers"

The words "power surging" and "drivers" have got her. People hear words like that and go into dummy mode and do ANYTHING you say. I could tell her to run naked across campus with a powercord rammed up her backside and she'd probably do it... Hmmm...

"Have you got a spare power cord?"

"No.."

"Oh well, never mind, we'll have to do the power surge idea... Ok, quick as you can, I want you to flick the power switch of your PC on and off 30 times"

"Should I take my disks out?"

"NO! Do you want to lose all your data!?!"

"Oh. No! Ok.."

I listen carefully.. ..

...clicky..clikcy...clikky.. .. .. ...clicky. ...cliccy.. . . BOOM!

Amazing, it probably made it to 27 - the power supply usually shits itself at 15 or so...

"MY COMPUTER BLEW UP!!!" she screams at me down the line

"Really? Must've been a dodgy power supply! Lucky we found out now! Is your machine still under warranty?"

"NO!"

"Dear oh dear. Well, Best get it repaired then. Did you backup your files?"

"Yes, to the system, Yesterday, but all this morning's work is gone!"

"Oh dear. What was your username, I'll just check that your backups worked ok?"

She tells me....

<spt (a) waikato ac nz> (Simon Travaglia)

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000