De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Serviços de DNS Dinâmico

Colaboração: Fabio de Oliveira Lima

Data de Publicação: 31 de Março de 2006

A maioria de nos que utiliza internet em casa não possue um endereço ip fixo (ip externo).

Isso pode ser um problema se desejamos acessar nossa máquina remotamente ou hospedar algum serviço. Mas que pode ser resolvido de forma simples, a solução é usar um serviço de DNS Dinâmico (dynamic DNS). E não é preciso ser um expert em computação para usar esses artifícios.

Isso não nenhuma novidade, o próprio Morimoto já escreveu um bom artigo sobre o assunto

No Debian ou parentes como o Kurumin, isso chega a ser banal. Primeiro é necessário se cadastrar em algum serviço de DNS Dinâmico. Uma boa opção é o No-IP (www.no-ip.com), que além de oferecer alguns serviços mais básicos gratuitamente (No-IP Free), seu cadastro e configuração são muito simples.

No cadastro (em inglês, mas é fácil) apenas é pedido nome, e-mail (que será seu login) e uma senha. Feito cadastro, você pode simplesmente adicionar um nome para seu host (servidor) e passar para a configuração da máquina.

O segredo desse tipo de serviço é um programinha, instalado na sua máquina, que atualiza o ip que está associado ao seu domínio. Para o No-IP no Debian basta instalar o pacote (minúsculo):

  # apt-get install no-ip

Feito isso, passamos para a comfiguração do programa:

  # no-ip -C

Será solicitado o login (e-mail) e senha do seu cadastro no serviço, além do intervalo de atualização (em minutos) e uma última pergunta cuja resposta padrão é não ("n").

Prontinho, agora é só iniciar o cliente No-IP, se este já não estiver ativo:

  # no-ip

No próximo boot ele será iniciado automáticamente. O programa cliente sempre atualiza o ip quando é iniciado, e depois segundo o intervalo definido na configuração acima. Mas isso pode ser feito acessando o site do serviço.

Agora você já pode utilizar o domínio que registrou. Eu particularmente uso apenas o servidor de ssh, mas ai vai de acordo com a necessidade de cada um.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Fabio de Oliveira Lima