De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Usando Abiword via linha de comando para converter para vários formatos de documentos

Colaboração: José Messias Alves da Silva

Data de Publicação: 14 de fevereiro de 2008

Abiword é um processador de texto usado como um alternativa muito popular a diversos outros processadores de textos comerciais.

Ele vem instalado por padrão na maioria das distribuições GNU/Linux. Com ele, pode-se converter de um certo formato de documento para outro através de linha de comando. A princípio, para um primeiro exemplo, abra um terminal e, em seguida, digite o seguinte comando:

  $ abiword --to=abw meuarquivo.doc   

O comando acima converte o arquivo meuarquivo.doc do //Microsoft Word © // em um novo arquivo de mesmo nome e extensão .abw, de formato Abiword - meuarquivo.abw.

Caso se deseje colocar um nome diferente ao arquivo a ser convertido, executa-se da seguinte maneira:

  $ abiword --to=novonomearquivo.abw meuarquivo.doc  

Para converter um documento para o formato OpenOffice.org (sxw), execute:

  $ abiword --to=sxw meuarquivo.doc  

Pode-se converter vários arquivos para um mesmo formato de uma vez só. Este pequeno conjunto de comandos, que pode ser transformado em um script, converte todos os documentos do diretório atual para o formato OpenOffice.org.

  for i in * ; do abiword --to=sxw $i ; done   

Nota: A extensão atual dos documentos OpenOffice.org é .dot (OpenDocument Text). Contudo, ainda hoje é muito utilizado a extensão .sxw para manter a compatibilidade com as versões anteriores.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de José Messias Alves da Silva