De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Preservando o histórico das sessões em bash

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 18 de Outubro de 2008

Em um ambiente gráfico é comum termos várias janelas de terminal. Para cada sessão é mantido um histórico dos comandos emitidos, para facilitar a nossa vida evitando que tenhamos que redigitar comandos, às vezes longos e complexos.

O problema é que cada uma das telas que usamos mantém o seu próprio histórico, e não conseguimos reproduzir, em uma segunda janela, os comandos emitidos na primeira. Pior ainda, ao fecharmos as janelas, o histórico é gravado em disco, mas não existe, por padrão, uma forma de se preservar o histórico de todas as janelas.

Para garantir que, ao término de uma sessão, os comandos sejam adicionados a um histórico global, precisamos definir, no arquivo .bashrc, a seguinte opção:

  shopt -s histappend

Por padrão, o histórico é escrito de uma vez quando a shell é encerrada. O comando acima faz com que os comandos sejam gravadas individualmente, logo que emitidos.

O arquivo onde são gravados os comandos chama-se .bash_history. Você pode comprovar este novo comportamento, após a definição da opção histappend, abrindo uma nova shell e emitindo o comando:

  tail -f .bash_history

Você poderá comprovar que a cada comando emitido, em qualquer das janelas abertas, irá se refletir imediatamente no arquivo de histórico.

Além desta opção, é importante também definir, no arquivo .bashrc, a variável de ambiente HISTSIZE, que define o número de comandos a serem gravados. Por padrão, são armazenados 500 comandos.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida