De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Um (ascii)aquário no seu terminal?

Colaboração: Jansen Sena

Data de Publicação: 23 de Fevereiro de 2009

É uma prática que me acompanha há anos: aproveitar meu pouco tempo livre para procurar por "inutilidades engraçadas e divertidas". Fã confesso da linha de comandos e defensor do poder de um bom terminal como uma ferramenta poderosa para o dia-a-dia de qualquer administrador de sistemas Unix ou qualquer outro tipo de profissional que necessite interações mais avançadas com esse tipo de sistema operacional, dediquei parte desse período de decanso para, exatamente, encontrar "futilidades" voltadas o terminal que possui, frequentemente, fama de "carrancudo" e "pouco divertido".

Tema de um post recente aqui do meu site, o "sl" (Steam Locomotive), um pequeno pacote de software que provê uma forma, no mínimo engraçada, para lidar com um dos erros mais comuns dentre aqueles que utilizam o terminal de comandos: trocar as letras do popular comando "ls" por "sl". Nesse caso, ao invés de receber um frio "comando não encontrado" (ou "command not found" nos sistemas instalados em inglês), uma locomotiva em formato texto atravessa sua janela de comandos.

O período de busca ainda me permitiu conhecer o Asciiquarium, um verdadeiro aquário dinâmico que exibe a vida marinha em seu terminal. Peixes dos mais variados formatos e tamanhos, baleias e barcos fazem parte do cenário. E, como não poderia deixar de ser, regido pelas leis naturais, até o tubarão faz uma aparição repentina, devorando os peixes menores que encontra pela frente? De vez em quando, um barco a velas também passa pela superfície, alheio a toda a movimentação marinha submersa nos mares dos caracteres.

Quer instalar o Asciiquarium? Dá uma olhada no restante do post, então?

Como instalar o Asciiquarium?

O download do pacote é o primeiro passo, apesar de já estar incluso nos repositórios de muitas distribuições. Você pode encontrar a última versão AQUI. Descompacte-o em algum local apropriado como o diretório "/usr/local", por exemplo. Em seguida, instale o pacote que contém a biblioteca NCurses para o Perl. Em distribuições como o Ubuntu Linux, isso pode ser feito por meio do seguinte comando:

  # apt-get install libcurses-perl

O próximo passo consiste em instalar a bilbioteca de Perl "Text::Animation", utilizada pelo Asciiquarium. Para isso, com uma conexão ativa de Internet, basta executar como super-usuário o comando a seguir:

  # perl -MCPAN -e ?install Text::Animation

Caso você ainda não tenha usado esse recurso em seu sistema, será necessário configurá-lo. Mas não se preocupe, basta responder a todas as perguntas (para a maioria delas o valor default é suficiente) e a biblioteca irá ser instalada automaticamente em seu ambiente.

Por fim, basta entrar no diretório em que o pacote do Asciiquarium foi descompactado e executar o script Perl do Asciiquarium (e.g. /usr/local/asciiquarium_1.0/asciiquarium) para ver o seu aquário em formato texto tomar conta de seu terminal!

Não me pergunte sobre a utilidade disso? aliás, em nenhum momento esse foi o meu propósito nesse post!

Fonte: http://www.jsena.info/2009/02/15/um-asciiaquario-no-seu-terminal/


Lívre S.O. nº 6, começa o desenvolvimeto da próxima versão de livre S.O.

Colaboração: Djane Franco Dorneles

Começa, oficialmente, o desenvolvimento da próxima versão de Livre S.O.

Esta nova versão será baseada na próxima versão do Debian estável, o Lenny.

Veja mais clicando no link:

http://livre.wiki.br/debate/index.php?topic=230.0

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Jansen Sena