De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Google Drive - cadê o travessão (e outros caracteres)?

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 05 de novembro de 2013

Em muitos casos -MDASH- como nesse aqui! -MDASH- pode ser que você queira usar o travessão ( -MDASH- ) para destacar algo em uma frase. Mas como o travessão pode ser inserido nos textos do Google Drive?

Sempre que um caractere não existir, você pode procurar por ele em um texto na web, selecioná-lo, copiá-lo e colá-lo para dentro do texto que você edita no Google Drive. No caso do travessão procure por ele, por exemplo, na Wikipedia. Ali você encontrará a uma tabela similar à esta aqui:

Nome Caractere
Hífen -
meia-risca -NDASH-
travessão -MDASH-

Mas é claro que você não vai querer ficar copiando e colando o travessão a cada vez que tiver que inseri-lo em seu texto. Para resolver isso, use a opção de menu Ferramentas > Preferências e inclua, usando a substituição automática, dois hifens (--) pela meia-risca (da primeira vez, copie e cole a partir da página da Wikipedia) e três hifens (---) pelo travessão. Da próxima vez em que você digitar três hifens e teclar espaço, eles serão substituídos pelo travessão.

Se você usa muitos símbolos matemáticos use, por exemplo, sequências do tipo \pi para que sejam substituídas pelo caractere π (lembre-se de usar a combinação de teclas Ctrl+C para copiar o caractere selecionado e Ctrl+Shift+V para colá-lo em seu documento sem formatações especiais). Isso pode ser um pouco trabalhoso, mas tem que ser feito apenas uma vez para cada documento que você está editando.

Um último truque, se você não quiser repetir esse trabalho a cada documento novo que cria, é criar um documento padrão com todas as substituições automáticas que você precisa, dar a ele o significativo nome de Modelo e, em vez de criar um documento novo, comece sempre abrindo seu Modelo e clicando em Arquivo > Fazer uma cópia -MDASH- dessa maneira, todas as substituições automáticas já criadas por você estarão presentes no documento copiado (lembre-se de trocar o nome dessa cópia).

Cesar Brod é escritor

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod