De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Window Switch - permita que usuários menos afortunados rodem aplicativos livres

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 19 de novembro de 2013

Antes de ler adiante, sente-se, tome fôlego e assista ao vídeo que está neste link: http://winswitch.org/video. Nele, você verá um aplicativo iniciado no Ubuntu ser transferida para o uso em uma máquina Windows e um aplicativo do Windows ser transferido para o uso na máquina Ubuntu. Ainda que, no vídeo, você possa achar que isso é feito com máquinas que estão lado a lado, a mesma coisa pode ser feita por meio de uma conexão via internet.

Para instalar, basta seguir para a área de downloads do site do Window Switch e baixar o pacote correspondente ao seu sistema operacional. Você precisará instalar tanto nas máquinas que são a origem de seus aplicativos quanto naquelas onde você os rodará. Há uma versão beta para a plataforma Android, extremamente útil para você sair editando seus arquivos do LibreOffice em seu tablet.

Um efeito colateral muito bacana é o ganho de estabilidade e tolerância a falhas no caso de você ser obrigado a usar um sistema operacional daqueles que ficam caindo. Inicie seu aplicativo em uma máquina boa, rodando o Linux, e use o Window Switch para transferir sua tela para a máquina com o sistema operacional ruim - se ele cair, é só reiniciar a máquina e transferir, novamente, a tela da aplicação para ele. Como, de fato, o aplicativo está rodando no Linux e o outro sistema operacional ficou apenas com a visualização, nada será perdido.

Outro uso possível é em sala de aula, onde os alunos podem mover os textos, programas, apresentações, desenhos, qualquer coisa na qual estão trabalhando para o computador que está ligado ao projetor, na mesa do professor.

Página do projeto.

Leia mais:

Conhece alguma empresa que queira investir 4% do que pagaria de imposto de renda e associar sua marca a um bom projeto educativo e cultural? Recomenda esse link aqui!

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod